terça-feira, 29 de março de 2016

Foras de Série Brasileiros


Algumas concessionárias, aproveitando um nicho de mercado deixado pelas próprias montadoras, passaram a oferecer modelos diferenciados a quem se dispusesse a pagar um preço extra por essas modificações. Hoje, alguns modelos são clássicos, outros raros, outros estranhos. Confira a lista dos dez filhos bastardos que entraram para a história automobilística nacional.

1. Fiat Uno Cabriolet Sultan (1985)



Em 1985, não havia Fiat conversível. Então a Sultan, concessionária paulistana, desenvolveu o Uno Cabriolet, cuja publicidade o chamava de “o Fiat dois tempos”, ideal tanto para os dias de chuva quanto os de sol. Só o motor 1.3 não brilhava, por causa dos 134 kg a mais da conversão.

2. Ford KA SRT (2000)



Em 2000, o segmento dos esportivos nacionais não tinha o mesmo fervor dos anos 80 e 90, o que não impediu a Souza Ramos de tentar reacendê-lo com o Ford Ka SRT. O 1.0 recebia um turbo que elevava a potência em 20% (78 cv), mas sem alterar a velocidade final.

3 - Chevrolet Monza Perua (1985)




Em 1985, a GM não tinha uma perua para para brigar com a Quantum. Coube à Envemo lançar a Monza Envemo Camping, cujo porta-malas quase dobrava: 786 litros. Só o espaço no mercado não teve a mesma amplitude, pois a conversão custava quase a metade de uma Chevrolet Marajó.

4 - Ford Maverick Perua (1976)




O mercado de peruas ainda engatinhava quando a SR criou a versão para o Maverick em 1976. Muitos chegaram a levar seus carros usados para transformação, porque no final saía mais barato que comprar uma Caravan nova, que não tinha opção das duas portas extras nem do motor V8.

5. Ford Pampa SR XP (1991)




Quase duas décadas antes da Strada, a Souza Ramos criaria em 1991 o segmento das picapes leves de cabine dupla, no caso uma Ford Pampa adaptada. Além de para-choques e grade próprios, ela recebia uma cobertura extra de fibra de vidro, além do banco traseiro.

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