A Mítica Moto Amazonas
"… Eu tinha uma Harley e um Fusca. Todas as vezes que eu saia de Harley sempre ocorriam pequenos problemas: Você sabe como é quebrava uma corrente, descarregava a bateria e etc… e sempre quem ia como socorro era o meu fusquinha. Ai eu pensei, VOU COLOCAR O MOTOR DO FUSCA NA HARLEY…. Ele nunca quebra!!!…", foi assim que os amigos Luiz Antonio Gomi e José Carlos Biston deram início ao projeto do que viria a ser, anos depois, a Moto Amazonas, uma das mais lendárias já produzidas no Brasil.
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Motor 1600 de fusca, sendo a primeira moto do mundo a ter a marcha à ré. |
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A estrutura era uma baseada numa Harley Davidson 1200 e uma Indian. |
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O modelo dispunha de carenagens integrais do motor, para mantê-lo em temperaturas mais elevadas. A Amazonas foi exportada para várias partes do mundo, inclusive para o Japão. |
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Propaganda da Moto Amazonas, na época. |
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Tinha um grande tanque (24 litros), carenagens laterais atrás do motor, um largo banco, farol retangular e itens cromados em profusão. Dois porta-objetos ladeavam o pára-lama traseiro, sendo protegidos por frisos cromados; acima vinha um bagageiro também cromado. |
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Dentre os modelos disponíveis, haviam a Amazonas AME 1600 Turismo Luxo (1978), Amazonas AME 1600 Esporte Luxo, e a Amazonas AME 1600 Militar Luxo da Amazonas |
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A moto era uma verdadeira salada de peças de carros da época, com peças de Corcel, Fusca, Caminhao Mercedes 608, Puma e Ford. |
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Em outubro de 1988 a empresa encerrava sua fabricação, com um total próximo a 450 unidades, das quais mais de 100 destinadas a polícias e escoltas. |
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O espírito da Amazonas teve prosseguimento com a Kahena, moto de linhas mais atuais e esportivas com a mesma mecânica, apresentada em 1990. Mas o modelo original jamais será esquecido por suas dimensões exageradas e pela motorização peculiar.
FICHA TÉCNICA
MOTOR – 4 cilindros horizontais opostos, 4 tempos, refrigerado a ar; comando no bloco, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 85,5 x 69 mm. Cilindrada: 1.584 cm³. Taxa de compressão: 7,2:1. Potência máxima: 56 cv a 4.200 rpm. Torque máximo: 10,8 m.kgf a 3.000 rpm. Dois carburadores. Partida elétrica.
CÂMBIO – 4 marchas mais ré; transmissão por corrente.
FREIOS – dianteiro, duplo disco; traseiro, um disco (Ø ND).
QUADRO – berço duplo em aço.
SUSPENSÃO – dianteira, telescópica; traseira, duas molas.
PNEUS – dianteiro e traseiro, 5,00-16.
DIMENSÕES – comprimento, 2,24 m; largura, 1,05 m; entreeixos, 1,69 m; capacidade do tanque, 30 l; peso líquido, 384 kg.
DESEMPENHO – velocidade máxima, cerca de 140 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, cerca de 10
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Eu fiz parte desta lendária moto na época em que era offce-boy de autopeças da "FERREIRA RODRIGUES" no bairro da Penha.
ResponderExcluirEu tenho uma ano 1986, costumizada estilo militar, sou proprietário a 20 anos, viajei muito com o Luizão....o Mestre!!!
ResponderExcluirTenho uma também Ano 80 .Tenho muito orgulho de ter essa companheira e fazer parte dessa História .
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